sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Conversa de machistas e panelas

 

    Sem perceber, nós brasileiros já estamos acostumados com a repressão. Primeiro foram os europeus massacrando os índios que aqui viviam, depois a igreja, os governantes e...nós mesmos. Pode parecer ridículo, mas se você parar para pensar, nos reprimimos (alguns mais que outros em determinadas situações) porque devemos ter uma melhor aceitação na sociedade. (Devemos?!)
    E quando o assunto são os filhos a coisa piora. Nós adultos, com nossas crenças enraizadas e valores já formados, moldamos os pequenos para o mundo. (Entenda-se "moldar" por reprimir.) Convenhamos, certas coisas são lamentáveis, imagine você que um menino X de uma família comum, decide pedir para os pais um conjunto de panelinhas que ele viu na televisão.
    O querido papai quase infarta e a mamãe, que geralmente é mais permissível, até pensa duas vezes mas quando imagina suas amigas rindo e fazendo comentários inúteis, desiste na hora e de quebra dá uma bronca no coitado - "onde já se viu, panela é coisa de menina!"
    E assim, o pequeno que de nada tem culpa, começa a virar o machista que conhecemos hoje. Ele assimila que as meninas ficam na cozinha enquanto os meninos sonham com seu mini possante, sua mini moto XY9001 e ainda tem que ouvir coisas do tipo: "vai jogar bola moleque, pra ser craque na seleção!

3 comentários:

  1. Meu caso... não necessariamente porque é Dia das Crianças (odeio essas datas comemorativas somente para consumo!) mas vou comprar o conjunto de panelinhas para o Jorge (ele viu na tv e o Carlos disse que era coisa de menina). Vai saber se ele não será um novo Alex Atala?
    Por falar em consumo... televisão é um inferno!!! Agora tudo o que vê quer: "Por que eu não tenho um desse?" "Eu quero (queria) um desse". "Olha só, Jorge, não é tudo que a gente quer que temos. Eu gostaria de ter um monte de coisas e não tenho".

    ResponderExcluir
  2. Quem manda nas panelas da minha casa é meu marido. Sem nenhum drama, tudo absolutamente normal.
    Tudo deveria ser por aptidão e não por imposição.
    Mulher faz isso, homem faz aquilo!!
    Pensar assim é o fim, certo?

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha esperança de meu filho, que quando criança adorava brincar de panelas e falava que ia ser chef, virasse um novo Atala... Que decepção... está um adolescente machistazinho dizendo que não faz nada porque o pai também não faz!! Definitivamante eu errei em algum ponto! Não soube educar o pai!

    ResponderExcluir